quinta-feira, 30 de junho de 2011

SOY LOCO POR TÍ AMÉRICA


A partir do meu encontro musical com o compositor uruguaio Jorge Drexler passei a me apresentar com frequência em alguns países da América do Sul, principalmente Uruguai, Argentina e Chile. Cada vez conheço mais e mais artistas hermanos e ao mesmo tempo percebo o grande engano de nossa parte em ignorar praticamente toda essa produção de música sulamericana.

O festival Soy Loco Por Ti America é uma oportunidade de experimentar o que seria esse “beijo de línguas” entre o Brasil e seus hermanos. Um grande privilégio é poder pensar as duplas que, de alguma maneira se combinam, para promovermos esse grande encontro, essa grande noite, esse grande show.

Quando soube que os colombianos Aterciopelados (Andrea Echeverri e Hector Buitrago) já haviam estabelecido uma estreita relação musical com Fernanda Takai (Pato Fu) a idéia de juntá-los pela primeira vez num palco me dominou completamente. Um encontro que já vinha se desenhando e conseguimos realizar.

Em 2003 cantei pela primeira vez no Teatro Solis, em Montevideo, e fui apresentado a Fernando Cabrera, conhecido compositor uruguaio que me impressionou pela voz cortante e pelas canções cheias de poesia. Convidei o grande compositor carioca Pedro Luis para dividir o palco com o Cabrera porque sei que os dois vão transitar muito bem entre canções, sambas e candombes.

Em um dos concertos que fiz com Kevin Johansen, o argentino Lisandro Aristimuño abriu a noite com suas canções delicadas e sua voz doce. Fiquei impactado com a sonoridade do seu show e dos seus discos. Delicadeza e qualidade que Marcelo Jeneci também transborda em suas lindas canções.

Numa de minhas idas a Santiago (Chile), gravando um programa de televisão, assisti um video-clipe de Francisca Valenzuela. Fiquei imediatamente encantado pela sua performance. Linda voz, conduzindo ao piano suas canções expressivas. E vi na talentosíssima Ana Cañas a possibilidade de uma dupla de atitudes complementares.

Cinco países, duas línguas, uma música.

Agradeço ao CCBB e à Tema Eventos por esse privilégio.

PMoska


11 comentários:

  1. vai ser demais, e vc querido vai dar uma palhinha pra gente?bjs
    parabéns
    Nalu

    ResponderExcluir
  2. Hola Paulihno! soy de Argentina, gracias por tu musica ... es alimento para mi ALMA, se que estuviste alguna vez por aca, mais eu nao posso verte em vivo, meu portugues nao es muito bom, perdon!! espero verte pronto por aca y asi disfrutar de tu musica.
    gracias!
    beso
    andrea

    ResponderExcluir
  3. e somos muitos os locos por esta maiúscula américa...
    moska: apenas um lembrete do convite feito ao final do primeiro show do Soy loco por ti América:
    www.latitudeslatinas.com

    é um projeto de extensão que coordeno na UFBA e inclui uma série de iniciativas afins ao Soy Loco por ti.
    Quem sabe rola alguma parceria aqui em Salvador.

    Viajo semana que vem pra Quito para tratar de um primeiro momento do De 2 em 2 latino-americano: http://www.de2em2.com

    Parabéns pela iniciativa e um grande abraço

    Carlos Bonfim
    www.ihac.ufba.br
    www.latitudeslatinas.com

    ResponderExcluir
  4. Caro @PMoska,

    quero PARABENIZÁ-LO imensamente pelo projeto "Soy Loco Por Ti América". Tive a oportunidade de acompanhar 3 dos 4 shows da temporada 2011 e VOCÊ, ressalvadas as partes do Banco do Brasil e do MinC, DETONOU, meu caro!!! Simplesmente estupendo os encontros proporcionados.
    Este projeto TEM QUE CONTINUAR!!!
    VALEU!!! Abraço forte e espero que até breve... :)
    Cláudia Couto
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  5. Paulinho Moska, tudo bem?
    Acompanhei 4 dos 3 espetáculos do Soy Loyco Por Tí America no CCBB de Brasília e escrevo para parabenizá-lo pelo grande projeto!
    Adorei conhecer novos artistas e achei super legal o destaque dados às "visitas". Amei Aterciopelados e, mais ainda, a Francisca Valenzuela. Que performance!
    Mas, de tudo de bom que aconteceu por lá, de toda a diversão e descobertas que esses 3 domingos me proporcionaram, tenho uma confissão a fazer: o que mais me impressionou foi a beleza da sua voz. E muito mais bonita ao vivo que nos discos.
    Parabéns e Brasília espera novos espetáculos dessa qualidade.
    Beijocas.
    Vanessa
    www.blogdenosdois.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns cara, por toda essa sensibilidade. Mandei um email pro fae@paulinhomoska.com.br

    Ah... descobri o janeci a pouco... é fantástico!

    ResponderExcluir
  7. Moska parceiro,
    Parabéns parceiro. Mercosulmusic!
    Abraços pernambucanos!

    ResponderExcluir
  8. Hola Paulinho, ontem asistimos ao show en Notorious, Buenos Aires, Muito legal , adorei tua musica ¡ meus comentarios en : http://chinkanpun.blogspot.com.ar/
    Un Abrazo, te esperamos de novo - Maria

    ResponderExcluir
  9. Moska, parabéns pelo projeto. Necessitamos de abraços "largos" e latinos. Mais e mais parecerias com músicos de beleza de alma e verdade em sua arte. Algumas sugestões de peso (penso eu!): Marta Gómez, Giorgina Hassan, Ana Prada, Elizabeth Morris, Gema Corredera e tantos outros que me encantaria ver pisando solos brasileiros. Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Pucha que legal ler esse post seu! Sou mais fã de sua personalidade!
    estou no chile fazendo minha música aqui em busca de atar esses laços entre nosotros latinos americanos! =) tomara um dia possa fazer música vc aqui no CHile! Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Que bom que esse intercâmbio muscal sou louca pela musica latina en geral,pelo fato de de meus pai ser argentino meu interesse aflorou as nove anos quando recém o conheci.Ouvi uma parceria sua com fito paz e fiquei intrigada logo pesquisei,fico realmente agradecida por incentivadores como voces, nosso sangue latino tenque continuar a pulsar.Hoje vivo esse conflito de não saber de que forma escrever em português ou español.Sucesso irmão

    ResponderExcluir